O motoclube mais antigo do mundo é de mulheres?
POR FERNANDO SANTOS
Hora e outra circulam pela internet histórias curiosas e no universo do motociclismo não é diferente. Algumas delas nos deixam curiosos, como a de que o primeiro motoclube do mundo foi fundado por mulheres. Mas será verdade?
MotorMaids – Motoclube mais antigo do mundo?
Segundo postagens que rodam por redes sociais – há alguns anos, diga-se de passagem – o motoclube mais antigo do mundo foi fundado não por homens, mas por mulheres. É o MotorMaids.
MotorMaids Inc existe e foi fundado na década de 40 nos EUA
De fato, o MotorMaids Inc. existe e tem até site oficial. Em sua rede, o grupo conta que a organização surgiu no final dos anos 30. Tudo isso por iniciativa de uma jovem entusiasta, Linda Dugeau, no estado de Rhode Island, nos EUA. Ela acreditava que poderiam, na época, haver várias mulheres que possuíam suas próprias motocicletas.
A ideia era reunir as interessadas em se conhecer. Linda então escreveu para muitas pessoas na busca por mulheres motociclistas e, após uma extensa pesquisa, compilou uma lista da qual a organização Motor Maid foi fundada, com 51 membros, já em em 1940. A inscrição na (AMA) American Motorcycle Association foi emitida para o clube em 1941.
Atualmente, MotorMaids Inc tem mais de 1.300 membros
Afinal, qual o motoclube mais antigo do mundo
O MotorMaids Inc. pode não ser o mais antigo, no entanto, sem dúvidas é um dos mais duradouros em atividades e sem interrupção. Atualmente, o grupo tem 1.300 membros espalhados pelos Estados Unidos e Canadá.
No entanto, existem outros motoclubes americanos ainda mais antigos em atividade. O Yonkers MC, por exemplo, foi formado em Nova Iorque em 1903, sendo considerado um dos mais antigos do mundo. O grupo faz parte da AMA, teve interrupção nas atividades, mas foi reativado nos anos 80.
Yonkers é o nome mais citado como o motoclube mais antigo do mundo
O título de mais antigo é ligado também ao Portsmouth Motorcycle Club, de Ohio. Em 1913, o que era o Portsmouth Cycling Club tornou-se o motoclube, mas seus integrantes se referem à data de início como 1893. Pouco antes, por exemplo, da criação da Indian (1901) e Harley-Davidson (1903). Com essa data em mente, há registros de que o AMA reconheça este MC como o mais antigo dos EUA.
Portsmouth Motorcycle Club é creditado como um dos mais antigos MCs
Racismo, 1% ers, foras da lei…
Por sua vez, a AMA é uma das maiores organizações de motociclismo do mundo, bastante antiga, criada em 1924. A entidade sem fins lucrativos foi criada para movimentar os mais diversos aspectos do universo sobre rodas. No entanto, até a década de 1950 foi uma organização somente para brancos, não permitindo a presença de afro-americanos. E seguiu assim até os anos 1980.
Johnson é conhecido como o primeiro revendedor negro de Harley-Davidson nos EUA
O piloto negro William B. Johnson foi o primeiro a transpor essa restrição e obter um cartão de membro da AMA, que lhe permitiu competir no nordeste dos Estados Unidos. Outro grupo deixado de lado, dos eventos e corridas da AMA, eram os motoclubes ‘fora da lei’.
Aliás, foi a AMA que contribui para cunhar a expressão “1% ers”, se referindo que 99% dos motociclistas eram cidadãos cumpridores da lei, apenas UM POR CENTO era fora de ordem. Se hoje o “1%” virou um badge “cool” para colocar na jaqueta, na época se referia a instituições clandestinas, de fora da AMA e sem validação oficial, mesmo se fossem as mais antigas que a entidade. Sem dúvidas, uma bela história.